Guia Técnico

Toda impressão tem suas particularidades

Seu impresso com mais qualidade!

Para que seu produto impresso fique exatamente como você deseja, preparamos este guia para auxiliá-lo neste processo.

Para assegurar que seu trabalho seja impresso corretamente e evitar atrasos, faça as verificações abaixo.

Em caso de dúvidas, fale conosco.

rect4496

Resolução

A resolução de imagem descreve o nível de detalhe que um bitmap comporta. Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem. A resolução mínima de 300 dpi garante nitidez às imagens bitmap e pode evitar os efeitos desfocado, serrilhado e pixelado.

A resolução, também conhecida pela sigla DPI, pode ser descrita como o número de pontos que cabem horizontal e verticalmente em um espaço de uma polegada. Geralmente, quanto mais pontos por polegada, maior é a nitidez da imagem.

Dica:
Para uma impressão adequada, a resolução deve ser de pelo menos 300 dpi no tamanho de saída final. Se seu arquivo não tem 300 dpi, você não pode simplesmente redimensionar uma imagem de baixa resolução aumentando os DPIs no seu programa de edição de imagem. A impressão resultará em uma imagem desfocada.

Modo de cor

Todo produto impresso na Ingral utiliza tintas CMYK ou especiais (Pantone), que devem estar configuradas no arquivo. Se o arquivo for finalizado usando qualquer outro modo de cor, como RGB, as cores serão convertidas para CMYK durante o processamento do arquivo. Isso pode resultar em mudanças de tonalidade.

Para que o seu arquivo esteja pronto para impressão, ele deve estar no modo CMYK. Se os arquivos forem finalizados usando qualquer outro modo de cor, como RGB, os arquivos serão convertidos para CMYK durante o processo de pré-impressão.

Sob demanda, uma prova de cor pode ser disponibilizada para a maioria dos produtos, para visualizar uma representação de cor mais aproximada do seu trabalho antes da impressão.

A conversão de um padrão de cor para outro pode resultar em mudanças de tonalidade. As imagens a seguir ilustram a diferença visual entre RGB (monitor) e CMYK (impresso).

Configuração da página

A linha de corte é aplicada automaticamente pela Ingral nos limites da página. Para evitar cortes em informações importantes e “filetes brancos” nas laterais do impresso, verifique se o arquivo está configurado com 3 mm de sangria e área de segurança.

Sangrias são necessárias em todos os arquivos com imagens ou cores de fundo que cheguem às bordas do papel. Siga estas orientações para garantir a qualidade do produto final.

Ajustando configurações de página

 

Faça com que as imagens ou cores de fundo das extremidades da página cubram pelo menos 3 mm de preenchimento fora da página, para

garantir que não haverá filetes brancos.

 

 

 

 

 

Por exemplo, para um cartão postal de 10 x 15 cm com sangria completa, a página deve ter a dimensão do trabalho e o tamanho da foto deve ser 10,6 x 15,6 cm (área de impressão). Neste caso, 3 mm em cada lado do cartão serão cortados após a impressão, deixando o cartão com o tamanho 10 x 15 cm (formato final).

Mantenha todos os textos e elementos importantes a uma distância mínima de 3 mm da linha do corte (margem de segurança). Isso garantirá que o texto não seja cortado da arte final.

Fontes, transparências e efeitos

É preciso cuidados especiais ao usar lentes, sombras, recortes e imagens com fundo transparente, principalmente quando forem aplicados no CorelDraw. Isso acontece porque nem sempre esses recursos são interpretados como deveriam pelos softwares de impressão, podendo ocasionar variação nas cores e outros problemas.

É preciso cuidados especiais ao usar lentes, sombras, recortes e imagens com fundo transparente, principalmente quando forem utilizados com o CorelDraw. Isso acontece porque nem sempre esses recursos são interpretados como deveriam pelos softwares de impressão, podendo ocasionar variação nas cores e outros problemas.

Ajustando efeitos para impressão

Os gradientes (degradês) deverão ser criados em cores CMYK e não em lentes e transparências. Outra forma de evitar problemas é fazer fusões das imagens que se sobrepõem por lentes e transparências com o fundo (sempre observando que tudo esteja em CMYK e no mínimo 300 dpi).

Além disso, evite utilizar lentes e efeitos de transparência sobrepostos a textos, pois, ao imprimir, o texto poderá ser convertido em bitmap, prejudicando sua legibilidade.

Convertendo os textos em curvas

Para evitar conflitos de versões de fontes, crie uma cópia do arquivo e converta todo o texto em curvas (Ctrl + Q) antes de nos enviar o arquivo. Se preferir enviar o arquivo com o texto editável, mande-nos todas as fontes utilizadas.

Gramatura

A gramatura, medida em gramas por metro quadrado, tem uma relação direta com a espessura do papel. Quanto maior a gramatura, maior tende a ser a espessura e a rigidez do papel.

Absorção da tinta

O substrato interfere fortemente no resultado da impressão off-set, em que a tinta é à base d’água. Papéis lisos possibilitam cores mais intensas, pois a tinta adere à superfície. Papéis ásperos absorvem a tinta, resultando em um aspecto fosco.

Fidelidade das cores

Sob demanda, disponibilizamos aos nossos clientes uma prova, que, depois de validada, utilizamos como referência para a impressão. Consulte nossos Termos e Condições para mais informações sobre as garantias e tolerâncias.

Laminação

A laminação é um revestimento opcional que confere resistência e durabilidade ao papel. Também impermeabiliza e evita manchas causadas por contato e facilita a limpeza da superfície do material. Disponível nas opções fosca e brilho, pode alterar levemente o brilho e contraste da impressão.

Verniz

Proporciona brilho e intensidade das cores. Pode ser aplicado em todo o material (verniz total) ou em alguns elementos da arte (verniz localizado). Não é recomendado para detalhes e textos pequenos. A aplicação de verniz sobre impressos laminados é possível apenas com a impressão off-set e o verniz UV.

Hotstamping

Esse é um tipo de impressão utilizada para estampar pequenos detalhes com efeito metalizado.

Dobra

As lâminas são dobradas seguindo o projeto à risca. Por isso é importante informar à gráfica a posição e direção da dobra.

Encadernação wire-o

Um sistema de encadernação elegante e robusto, composto de arame e de aço revestido, com formato de anel duplo. Para a furação não é necessário fazer indicação na arte, apenas reservar um espaço mínimo de 12 mm.

Encadernação espiral

Um sistema de encadernação composto de um fio (metálico ou plástico) contínuo. Para a furação não é necessário fazer indicação na arte, apenas reservar um espaço mínimo de 12 mm.

Encadernação hot melt

Um sistema de encadernação indicado para revistas com miolo em papel não revestido (off-set). É necessário reservar um espaço mínimo de 8 mm para aplicação da cola e o dorso deve ter pelo menos 2 mm.

Encadernação PUR

Um sistema de encadernação indicado para revistas com miolo em papel revestido (couchê). É necessário reservar um espaço mínimo de 8 mm para aplicação da cola e o dorso deve ter pelo menos 2 mm.

Corte e vinco

Processo de prensagem do papel que utiliza uma faca especial para corte e vinco. Muito utilizado para caixas, pastas, envelopes e outros produtos com formato diferenciado. Para essa aplicação é necessário que acompanhe a arte o desenho do corte em linhas contínuas e indicação de vinco em linhas pontilhadas.

Corte laser

Corte e gravação de alta precisão em diversos materiais: madeira, MDF, bambu, EVA, carimbos e clichês de borracha, papéis, tecidos, entre outros. Também faz gravação em metal, mármore, granito e vidro. Dependendo do material, pode apresentar alteração de cor nas bordas.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE PAPEL