Maior monumento budista do Ocidente

O primeiro Mosteiro Zen Budista da América Latina, o Mosteiro Morro da Vargem, está localizado no município de Ibiraçu, ao norte da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, na BR 101, Km 217.

Nas margens da BR 101, localizamos uma obra gigantesca que promete ser o maior monumento budista do Ocidente com 33 metros de altura. Esta obra faz parte da Praça Torii, inaugurada em agosto de 2004, em comemoração aos 30 anos do Mosteiro Zen Morro da Vargem, é uma área voltada totalmente ao uso da comunidade e ao interesse público.

Na entrada, encontra-se o grande portal Torii (o portão sem portão), que marca o diálogo entre a cultura oriental e ocidental, fortalecido pelo Mosteiro desde a sua fundação.

4264194

Para a comemoração dos 40 anos do Mosteiro, foram colocados na parte mais alta da praça 15 Budas sentados em meditação. As esculturas brancas e repetidas representam o estado de serenidade que devemos manter nas horas mais adversas e a perseverança que cada um deve trazer dentro de si. O fato de serem repetidas mostra a necessidade de sermos persistentes e não esmorecermos diante das dificuldades da vida. Representam um estado de atenção e prontidão e a percepção da paz como algo acessível, que pode fazer parte do nosso cotidiano.

Resultado de imagem para 15 budas mosteiro

Além dos gramados e jardins, diariamente abertos ao público, está em andamento a implantação de uma Oficina de Escola de Cerâmica, que usará cerâmica de alta temperatura e terá a coordenação artística da ceramista Kimi Nii. Esse projeto, voltado para famílias de baixa renda, será uma referência de trabalho social para todo o Espírito Santo e Brasil.

Quer visitar?

A visitação ocorre somente aos domingos, sempre  das 08h às 10h, quando não chove, podendo fechar antes dependendo da quantidade de visitantes na área.

Em caso de dúvida em relação ao clima, recomenda-se ligar para o Mosteiro para confirmar a visita.
Tel.: (27) 3257-3030.

Fonte: Fa Notícia,
Mosteiro Zen Budista,
Gazeta Online

Comments are closed.