Caixa de papelão para transporte de panela de barro

Quando você pensa em caixa de papelão para transporte, imagina os mais variados produtos sendo transportados, desde livros, cosméticos, roupas, papelaria até vinhos. Mas você já imaginou que uma embalagem de papelão seria segura e resistente o suficiente para transportar uma panela de barro?

Este item, no tamanho que serve uma moqueca para 4 pessoas, por exemplo, pode chegar a pesar até cinco quilos. Mas, apesar de pesada, é possível sim transportá-la através de e-commerce e a Ingral é prova disso.

Em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e com a Associação das Paneleiras de Goiabeiras, a Ingral desenvolveu um protótipo para transportar a panela de barro.

Mas como surgiu esta ideia?

Primeiro de tudo é preciso destacar que a panela de barro está registrada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial no Livro de Registro dos Saberes. É um produto artesanal brasileiro vinculado à uma Indicação Geográfica (IG), e, por isso, possui diferencial de mercado.

Com a pandemia da Covid-19, diversas áreas da economia foram afetadas e com as artesãs da panela de barro de Goiabeiras, em Vitória, não foi diferente. A situação delas, que já estava prejudicada, ficou ainda mais latente.

Com o intuito, então, de oferecer a elas uma alternativa para a melhoria de renda, com vendas da panela de barro para todo o mundo, o professor do Ifes, Christian Mariani, com o objetivo de promover a cultura e o incentivo do empreendedorismo para o benefício da sociedade e comunidade no entorno do campi da instituição, buscou uma maneira de tornar possível a venda e envio da panela para outros estados brasileiros.

Assim, no ano de 2020, sob orientação do professor, uma estudante de pós-graduação do Ifes constatou que as vendas da panela de barro realizadas na Associação das Paneleiras de Goiabeiras são dispostas em sacolas plásticas reaproveitáveis de supermercados. Verificou-se, ainda, a preocupação dos turistas sobre a disposição dos itens adquiridos no embarque aéreo, haja vista que a panela de barro é um produto cerâmico e consequentemente frágil.

Com o problema identificado, a proposta de pesquisa na pós-graduação foi a de desenvolver uma embalagem para o transporte da panela de barro, adequada ao e-commerce.

No mesmo ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou a Chamada Pública 01/2020 para seleção de propostas de apoio financeiro a projetos de inovação a serem desenvolvidos por empresas.

É aí que a Ingral entrou no projeto, buscando estudar e desenvolver uma embalagem sustentável em papelão ondulado que tenha resistência para o transporte da panela de barro, funcionalidade de utilização e possibilidade de uso como marketing para empresas e marcas capixabas. A parceria se firmou e a CEO da empresa, Lorena Depizzol, entrou para o projeto como co-orientadora no programa de pós-graduação do Ifes para o desenvolvimento da embalagem para a panela de barro de Goiabeiras.

Mas a embalagem deu certo? Está disponível para venda?

Em maio de 2021, um protótipo preliminar da embalagem foi impresso, seguido da testagem do produto em campo. O protótipo funcionou muito bem e já está em processo de patente.

O primeiro lote das embalagens, composto por 2.000 unidades, já foi vendido e doado às paneleiras e serviu de base de estudo para comprovação da eficácia da embalagem.

Além de ser feita em papelão ondulado, conferindo total proteção à panela de barro, o diferencial da embalagem fica por conta das alças para carregamento manual e da impressão colorida em tecnologia digital da Ingral.

A caixa pode ser adquirida através dos nossos canais de venda e utilizada para transporte nacional ou ainda para exportação da panela de barro.

Continue lendo