Tendências
20/1/2023

Como a Ingral pode ajudar sua empresa a aplicar o ESG?

Do inglês, Environmental, Social and Governance, a sigla ESG é uma tendência mundial no mundo empresarial e que ganhou muita força no Brasil em 2021. Corresponde às boas práticas empresariais voltadas aos aspectos ambiental, social e governamental.

Por que o ESG é importante para as empresas?

De uma maneira geral, quando uma empresa adota estes três pilares, ela está sendo responsável e colaborando também para a sociedade, para a comunidade em que está inserida e para o meio ambiente. O ESG tornou-se uma maneira de medir se uma empresa é consciente, sustentável e adequadamente gerenciada. Neste contexto, propósito e impacto financeiro positivo estão, portanto, interligados.

Mas o que são exatamente os pilares do ESG?

O pilar ambiental (Environmental) está relacionado às práticas que as empresas devem adotar para causar menos impactos ambientais e, reduzir assim, fatores prejudiciais ao meio ambiente, como, por exemplo, a poluição, o desmatamento, os índices do aquecimento global, a quantidade de plástico e outros resíduos gerados, etc.

Já o pilar social (Social) diz respeito ao entendimento da empresa em prezar pelo bem-estar dos colaboradores e da comunidade em que operam. Alguns pontos podem ser levados em consideração, tais como: plano de previdência para os funcionários, envolvimento da equipe com a gestão da empresa, e benefícios além do salário. Sob esta mesma ótica, a empresa também deve considerar a sua relação com os fornecedores, estando atenta se eles têm algum tipo de atuação em área desmatada, se promovem queimadas ou alguma outra prática negativa deste tipo.

Por fim, o pilar governança (Governance) corresponde às políticas internas da empresa, sua cultura organizacional, com foco na ética, gestão transparente e cumprimento das leis aplicáveis ao negócio, seja em relação ao governo, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

E qual a vantagem de ser ESG?

Além de se tornar uma empresa preocupada em melhorar o mundo, o mercado e a vida de seus colaboradores, outras vantagens são:

  • Melhorar a reputação da empresa;
  • Administração mais eficiente com custos reduzidos;
  • Fidelização e admiração dos clientes;
  • Comprometimento com a transparência e sustentabilidade;
  • Passar mais segurança ao investidor;
  • Capacidade maior de atrair e reter talentos;
  • Melhorar as relações de trabalho e produtividade da equipe
  • Se destacar em relação aos concorrentes.

Como a Ingral pode ajudar a sua empresa a colocar em prática o ESG?

Uma empresa pode gerar impacto negativo ou positivo por meio dos seus negócios perante todo o seu ecossistema de relacionamento. É necessário que as empresas identifiquem estes impactos do ponto de vista dos três pilares ESG e tomem as decisões a partir disso, a fim de reduzir os negativos e potencializar os positivos.

Ter a Ingral como parceira é uma excelente decisão e contribui para que a sua empresa coloque em prática, especialmente, os pilares ambiental e social. Entenda o porquê.

Uso de papelão reciclado

A indústria de papel e celulose brasileira é um dos setores que se destaca em políticas de sustentabilidade baseados no ESG. Além disso, as indústrias deste setor investem em programas de geração de emprego, entre outras ações que impactam positivamente na sociedade. No Brasil, aproximadamente dois milhões de pessoas estão diretamente ligadas à produção de árvores cultivadas, inclusive de celulose e papel.

Sendo assim, resta saber que a Ingral, desde 2021, quando deu início às impressões em papelão, utiliza 100% papelão reciclado.

O ciclo de reciclagem do papelão ondulado envolve a sua chegada na indústria de papelão, onde é feita a chapa do material e vendida às empresas. É aí que a Ingral entra e adquire esta chapa e produz a caixa. Sua empresa compra a caixa de papelão pronta da Ingral e usa em sua loja física ou delivery. A caixa, então, chega ao consumidor final e retorna para a indústria, onde o papelão é novamente reciclado. Este ciclo pode acontecer, em média, sete vezes.

Quando você, nosso cliente, escolhe fazer as impressões conosco, está escolhendo também ter o meio ambiente mais livre de poluições e está fazendo um consumo consciente.

A Ingral tem muito amor pelo que faz. E, por isso, busca sempre dar e oferecer o melhor para seus clientes, desde quando o pedido chega pelo site até a entrega do projeto pronto. A empresa tem 30 anos de história, integrando diferenciação nos produtos, atendimento único e humanizado, e ainda a consciência ambiental e social que se faz ainda mais necessária nos dias de hoje.

Fonte:

https://twosides.org.br/BR/sua-empresa-deve-investir-em-esg/

Continue lendo