O mercado gráfico e as tecnologias

No mundo digital em constante evolução, é fácil pensar que o papel perdeu sua relevância. No entanto, na realidade, o papel continua desempenhando uma função crucial em nossa sociedade, e a indústria gráfica está passando por uma transformação notável para se adaptar aos tempos modernos.

Para falar sobre esta relação do mercado gráfico com as tecnologias, a diretora comercial da Ingral, Lorena Depizzol, foi convidada a participar do EntreVistas, do jornal ES Hoje.

Confira abaixo a entrevista na íntegra.

A constante transformação do mercado gráfico

Desde os dias em que a informática começou a se infiltrar em nossas vidas, as mudanças no papel foram notáveis. A ascensão de impressoras domésticas reduziu a dependência das pessoas em gráficas tradicionais.

Durante o bate-papo, Lorena contou que um fator recente que também acelerou este processo de transformação na indústria gráfica foi a pandemia global da Covid-19. Neste cenário, a Ingral, com seus 31 anos de experiência, teve que se adaptar a todas essas mudanças.

Adaptação da Ingral ao novo normal

A Ingral, que inicialmente, desde a sua fundação, focava em impressão de materiais de papelaria, viu a oportunidade de direcionar seus esforços para o papelão após a pandemia da Covid-19, compreendendo a crescente importância das embalagens e da comunicação visual, especialmente com a migração das lojas e empresas para o digital ou para a ampliação no serviço de envio de pedidos para todo o país, como é o caso da 103 Store, parceira da Ingral.

Confira um pouco mais desta parceria no nosso perfil do Instagram: https://www.instagram.com/reel/C2ICu0TLaip/

A pandemia não apenas acelerou essa mudança de foco, mas também revolucionou a forma como a Ingral se comunica e atende seus clientes. O atendimento presencial deu lugar a alternativas digitais, como telefone, WhatsApp, e-mail, e uma loja online. Também expandimos o nosso time comercial para além das fronteiras do Espírito Santo, com funcionários atuando em home office em outros Estados.

Tecnologia na produção gráfica

A Ingral, com seu compromisso com pequenas e médias tiragens, destaca-se pela tecnologia adaptável. Investindo em inovação, a empresa incorporou máquinas equipadas com câmeras que automatizam processos, como leitura de posição e regulação de cores, reduzindo a necessidade de intervenção humana e acelerando a produção.

Confira o vídeo completo no perfil da Ingral no Instagram: https://www.instagram.com/reel/CtJi3-2AtrY/

Inovação na Administração

Além da produção, a Ingral abraça a inovação na parte administrativa. A automação de softwares e utilização da inteligência artificial na criação de layouts e textos, proporciona eficiência e rapidez ao parque fabril e à equipe administrativa.

Perspectivas para 2024

Olhando para o futuro, é preciso que as marcas e empresas se adaptem às novas tendências. A integração de QR codes em ações promocionais é um exemplo de como as tecnologias emergentes são incorporadas, utilizando o papel como um meio de apresentação, mas que também se comunica diretamente com o público de outras maneiras, levando os clientes do off-line para o online.

Compromisso Ambiental

Na entrevista, a diretora também destaca a Ingral vai além da inovação tecnológica, sendo pioneira na América Latina ao abdicar do uso de produtos químicos na gravação de matriz de impressão. Comprometida com a sustentabilidade, a empresa encaminha os insumos excedentes para reciclagem ou coleta apropriada, contribuindo para um ciclo de produção mais eco-friendly.

Clique para saber mais no nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/CzwM3buLa8e/

Em síntese, a indústria gráfica evolui constantemente, e a Ingral é um exemplo claro dessa transformação. Adaptando-se, inovando e comprometendo-se com práticas sustentáveis, a empresa não apenas mantém sua relevância, mas também lidera o caminho para o futuro dinâmico da indústria gráfica.

Continue lendo