Impressão
10/12/2021

Saiba como escolher o melhor papel para o seu projeto

Toda empresa, independente do negócio, vai precisar imprimir documentos ou algum material de apresentação. E quando esse momento chegar, saber exatamente qual tipo de papel deve ser contratado é fundamental.

Por isso, perceber qual o melhor papel para o seu projeto é uma dica de ouro para aumentar a qualidade e reduzir os custos. O mercado traz várias opções e, para ajudar na tarefa de escolher o papel perfeito para o seu projeto, listamos os 7 substratos mais utilizados:

Papel jornal

Muito utilizado em jornais, é leve, fino, pouco resistente e simples. Seu acabamento e o toque são inferiores quando comparado a outros tipos, como o papel offset, por isso, é mais indicado para projetos que estão mais focados na replicação de uma mensagem do que propriamente na sua qualidade.

Papel kraft

Sabe aquele papel em tom castanho, com um aspecto mais firme, muito utilizado na confecção de embalagens, caixas e sacolas? É o papel kraft. Seu diferencial é que é fabricado com fibras longas, tem como principal característica resistência para suportar transporte e manuseio.

Papel off-set

É praticamente imune à umidade, devido à grande quantidade de cola usada na sua fabricação, com uma aparência fosca nos dois lados e sem acabamento especial, o que faz com que absorva tinta com mais facilidade. Isso o coloca como uma boa opção para impressões off-set como livros, folhetos e revistas, além de atender ao sistema de cores CMYK.

Papel revista ou LWC

É um tipo de papel couché com menor gramatura, assim, mais fino e fácil de manusear. Geralmente, é utilizado pela mídia impressa para publicações como revistas ou catálogos que querem dar destaque à imagem, pois seu acabamento é mais sofisticado do que o papel jornal. Normalmente esse papel é utilizado para impressão em máquinas rotativas pois possui melhor desempenho na impressão através de bobinas de papel.

Papel couché

O papel couché é varia sua gramatura entre 90 e 350 gramas, o que o torna mais resistente e duradouro. Sua superfície lisa é queridinha no mercado para as impressões. O couché fosco é totalmente revestido, com tons sem brilho, e seu uso está relacionado principalmente a catálogos comerciais. Enquanto isso, o papel couché brilho é um modelo diferenciado, voltado para imagens brilhantes, com os dois lados cobertos com um brilho especial e indicado para materiais promocionais ou de divulgação.

Papel reciclado

Seu uso é tendência, já que permite a impressão sem grande impacto ambiental, uma vez que é feito a partir do reaproveitamento de folhas de papel já utilizadas ou de resíduos da fabricação do papel branco. É essa característica que dá seu tom mais pardo. Sua resistência é semelhante à de outros tipos de papel de uso tradicional, como o off-set. Sua principal indicação é para impressão de certificados, miolos de cadernos, livros ou até mesmo papelaria em geral.

Papel cartão

Sua estrutura é composta por fibras longas (podendo ser parda - duplex / ou branca - triplex) e em uma face camadas de coatting (o mesmo acabamento do papel couche) que entregam rigidez e qualidade de impressão para os materiais que utilizam este substrato. Utilizado em pastas, caixas, sacolas e capas de livros, o papel cartão apresenta gramaturas a partir de 190g até 430g, a depender de cada marca e fabricante, o que confere muita versatilidade ao projeto.

Ter assertividade no papel é imprescindível para que seu projeto seja bem executado. Se ainda tiver dúvidas, solicite uma amostra ou converse com um de nossos consultores para axiliá-lo na sua escolha.

Continue lendo