Tendências
14/6/2022

Veja como a cubagem influencia no frete

Entender de cubagem na hora de começar o seu e-commerce é fator decisivo na gestão inteligente de custos. Afinal, não dá pra sua mercadoria ser pequena e você enviar numa embalagem enorme cheia de plástico bolha internamente. Além do peso, as transportadoras consideram o metro cúbico (que faz parte do cálculo de cubagem) para realizar as cotações de frete.

Afinal o que é cubagem?

O cálculo de cubagem tem o objetivo de encontrar a melhor relação entre volume e peso na hora do planejamento da carga da transportadora. Encontrar o peso cubado da carga otimiza ao máximo a capacidade do veículo, reduzindo custos desnecessários e criando um preço justo do valor do frete.

Essa simples fórmula matemática auxilia no planejamento de cargas de produtos que pesam a mesma coisa, mas ocupam espaço distintos. Por exemplo: 10 kg de metal ocupam menos espaço que 10 kg de algodão. O volume gasto para transportar algodão é bem maior.

Como é feito o cálculo de cubagem?

Entendendo o conceito de cubagem, o cálculo fica bem fácil. Você vai precisar saber as dimensões da embalagem, seu peso e o fator de cubagem que a transportadora utiliza. O fator de cubagem é uma constante que corresponde ao peso considerado ideal para o volume equivalente a um metro cúbico transportado.

Ou seja:

Comprimento (m) x Altura (m) x Largura (m) x Quantidade (se necessário) x Fator de cubagem.

Ao final do cálculo, o resultado indicará o peso cubado em kg. Em geral, as transportadoras fazem a comparação entre o peso físico e o peso cubado. Assim, aquele que apresentar um resultado maior, incidirá na precificação do frete.

Porque sua embalagem precisa ser planejada?

Algumas empresas, na hora da compra das embalagens, pensam que estão fazendo economia quando padronizam apenas um tamanho de caixas de papelão para todos os produtos do seu negócio. Ao contrário, elas podem se prejudicar financeiramente com esse cálculo. O mais indicado é otimizar as embalagens ao máximo e estudar diferentes possibilidades (como desmontar os produtos montáveis durante o transporte).

Para esclarecer melhor, vamos a um exemplo. Uma empresa deseja transportar uma mala de viagem que pesa 5kg, cujas dimensões são 35 x 50 x 15 cm. Sendo assim, seu peso cubado corresponde a 7,8kg. Já que 7,8 é maior que 5, o valor desse frete levará em conta o seu peso cubado.

Dica:

Várias transportadoras (inclusive os correios) não consideram o peso das embalagens com cálculo cubado igual ou menor que 5 kg. ou seja, quando o peso cubado das encomendas for igual ou inferior a 5 kg, prevalecerá o cálculo do peso físico (ou real).

Negocie e trabalhe com contratos junto às transportadoras. Uma empresa que faz constantes envios de mercadorias leves e volumosas pode investir em contratos de longo prazo, por exemplo.

Conte com a Ingral para criar suas embalagens de forma planejada e que pense toda a cadeia do produto. Desde a fabricação até a economia de frete de acordo com volumetria e peso.

Continue lendo