Termos e condições
Estes Termos e Condições regulam a compra de produtos e serviços da Ingral pelo Cliente. Ao realizar qualquer compra, o Cliente aceita os Termos e Condições abaixo indicados.
A ACEITAÇÃO DESTES "TERMOS E CONDIÇÕES" É CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA A UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS E A AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA INGRAL.
LEIA TODO ESTE DOCUMENTO CUIDADOSAMENTE. FIQUE À VONTADE PARA IMPRIMIR E/OU SALVAR UMA CÓPIA.
Estes Termos e Condições podem ser alterados a qualquer momento sem aviso prévio, sendo considerada válida a informação do momento da solicitação do produto ou serviço ou a cada orçamento enviado. Sempre consulte esta página ao fazer o pedido de compra para ler a versão atual.
Se o Cliente não concordar com quaisquer mudanças, deverá interromper a utilização dos serviços e aquisição dos produtos da Ingral. Se o Cliente continuar a utilizar o serviço após alterações entrarem em vigor, significará que concorda com os novos Termos e Condições vigentes.
CADASTRO
O cadastro no site ingral.com.br (aqui denominado "Site") é gratuito e necessário para a compra de produtos e serviços, e deve ser preenchido e mantido atualizado pelo Cliente, o qual garante e assume integral responsabilidade (inclusive civil e criminal) sobre a veracidade das informações. A Ingral poderá, a qualquer tempo, verificar a veracidade e precisão dos dados cadastrais do Cliente.
O Cliente atendido pelos canais de venda fora do Site serão cadastrados pelo consultor responsável pelo seu atendimento (aqui denominado "Consultor"), mediante o fornecimento de dados pelo próprio Cliente, que garante e assume integral responsabilidade (inclusive civil e criminal) sobre a veracidade das informações, não recaindo sobre o Consultor qualquer responsabilidade sobre dados ou informações incorretas repassadas a este pelo Cliente.
O envio dos dados do Cliente para o Consultor será realizado por meio de um dos canais de atendimento, devendo conter: razão social/nome completo, CPF/CNPJ, endereço de faturamento, endereço de entrega, telefone, pessoa de contato e particularidade para entrega, caso haja. Para as compras em que houver solicitação para pagamento faturado, as informações serão passadas também por validação pelo setor Financeiro da Ingral, que poderá ou não liberar a modalidade faturada para pagamento, a seu exclusivo critério.
Em caso de alteração dos dados cadastrais informados pelo Cliente, estes deverão ser atualizados imediatamente no Site, ou estará o Cliente responsável por danos ou prejuízos que venham a ser causados à Ingral ou a terceiros pela falta de atualização de seu cadastro (o que pode implicar em entrega equivocada, não realização da entrega, entre outros). No caso de compras realizadas fora do Site, o Cliente deverá, no ato da confirmação da compra, informar as alterações no cadastro.
PEDIDO
Após o Cliente escolher um ou mais produtos e/ou serviços, deverá efetuar login no Site e/ou fornecer as informações necessárias para fazer o pedido de compra. Em caso de compras diretamente com nossos Consultores, após aprovação dos requisitos da compra, o Cliente fica responsável por informar todos e quaisquer requisitos, incluindo dados cadastrais atualizados, informações, observações e particularidades necessárias à produção, embalagem, faturamento e/ou entrega que a Ingral tenha que executar.
No momento da confirmação do pedido será informado ao Cliente o valor total do pedido, modalidade de frete, forma de pagamento e impostos incidentes.
Para compras realizadas via site loja.ingral.com.br (B2C), o pedido somente será confeccionado após a comprovação do pagamento feito via cartão crédito, boleto ou PIX. Caso o pagamento não seja efetuado em até 5 dias ou a transação seja recusada por qualquer motivo, o pedido será cancelado.
Para compras realizadas via site b2print.com.br (B2Print), a forma de pagamento é acordada com cada empresa que possui loja personalizada.
Para vendas via Consultor, caso o Cliente se enquadre no modelo de pagamento faturado, o pedido somente será confeccionado após a aprovação escrita do Cliente via e-mail/WhatsApp, do orçamento e arte/prova.
A arte é de inteira responsabilidade do Cliente. Em caso de manipulação do arquivo autorizada e aprovada pelo cliente, este responderá por eventuais perdas e danos. Em nenhuma hipótese a Ingral será responsabilizada por falhas de edição do arquivo.
O Cliente é exclusivamente responsável por preparar o arquivo e conferir suas especificações técnicas. A Ingral disponibiliza no Site gabaritos para auxílio na confecção da arte e faculta ao Cliente a contratação de serviços de edição e finalização de arte. Contudo, cabe ao Cliente, e somente a ele, o dever de validar o arquivo antes da produção. As orientações e os gabaritos estão disponíveis na página do produto escolhido para download.
Se o Cliente optar por fornecer a arte, uma vez efetuado o pagamento, ele deverá acessar o Site e fazer o upload do arquivo digital com a arte referente ao objeto do pedido, em conformidade com o Gabarito do produto e o Guia Técnico, disponíveis no Site.
Qualquer alteração das especificações técnicas previamente acordadas justificará a suspensão dos serviços até que sejam concluídas as negociações comerciais.
PREÇOS E PAGAMENTO
Para compras através de Consultor, os valores, prazos e condições de pagamento a serem praticados diante de cada demanda serão enviados ao Cliente para aprovação, por meio de orçamento individualizado, que, após sua aprovação, significará o seu pleno aceite de todas as condições dispostas pela Ingral. Em caso de solicitação de alteração da forma de pagamento após negociação e aceite, o Cliente fica ciente que poderão incidir ajustes nos valores a serem cobrados.
Para compras realizadas no Site, o preço do produto, frete, prazos e condições de pagamento estarão disponíveis na página da oferta do produto e deverão ser conferidos pelo Cliente antes da finalização da compra, sendo certo que a finalização da compra pelo Cliente significará o seu pleno aceite de todas as condições dispostas pela Ingral. O preço informado no Site pode sofrer alterações sem aviso prévio, sendo válidas as condições do momento em que o pedido for finalizado.
Os preços e condições de pagamento de compras realizadas diretamente com um Consultor podem ser diferentes dos praticados no Site devido a personalização do atendimento e produto.
O pagamento parcelado através de cartão de crédito estará sujeito a regras específicas, como por exemplo valor mínimo para definição de número de parcelas, e estará sujeito à incidência de juros mensais, atualmente estipulados em 3% (três por cento) ao mês para parcelas excedentes, exceto em ações promocionais, que possuem suas próprias regras.
Nos pagamentos feitos por Pix nas compras realizadas via Site são concedidos desconto de 3% (três por cento) sobre o valor da compra.
Em caso de atraso de pagamento, o valor devido será acrescido de juros de mora à razão de 3% (três por cento) ao mês, ou fração, e multa moratória de 2% (dois por cento) sobre a parcela em atraso, além de eventuais encargos financeiros incorridos pela Ingral.
O ISS incidente sobre os serviços prestados serão recolhidos em favor do município de Ibiraçu-ES (sede da Ingral e local da prestação de serviço), conforme legislação específica, ainda que não esteja inscrita no CPOM ou outro programa similar do município sede do Cliente. Dessa forma não haverá retenção de ISS por parte do Cliente quando do pagamento do valor da respectiva nota fiscal.
PRAZOS
Uma estimativa de prazo para entrega do serviço ou produto será informada na mesma oportunidade em que ocorrer o envio do orçamento ou a finalização da compra no Site.
O prazo de entrega poderá ser prorrogado quando houver:- Atraso no pagamento de qualquer parcela devida;- Atraso na aprovação ou no envio dos arquivos necessários à impressão;- Necessidade de informações, esclarecimentos ou documentos relativos ao fornecimento, desde que solicitados e não sanados em tempo hábil;- Casos fortuitos ou de força maior.
Caso o Cliente solicite criação de arte e/ou prova impressa, o prazo para entrega do produto ou serviço será contado a partir da aprovação da prova autorizando a produção naqueles termos.
CRIAÇÃO DE ARTE
Para compras no site, o valor referente ao serviço de Criação será automaticamente adicionado ao seu carrinho de compra após a sua seleção, dando-lhe direito à criação de uma arte por item.
O Cliente deverá informar no campo Observações o detalhamento dos requisitos de criação e anexar os arquivos essenciais (logo, fotos, textos, entre outros) para o tipo de arte que está contratando. Em seguida, as informações enviadas serão analisadas por um de nossos designers e, sendo aprovadas, será iniciado o projeto criativo, com o prazo de 3 (três) dias úteis para sua conclusão.
Serão permitidas, sem custo adicional, até três alterações na criação. Caso haja necessidade de mais alguma, ocasionará um custo adicional de R$15 (quinze reais) para cada nova alteração.
Neste serviço não está incluso: criação, edição ou vetorização de logo e criação e revisão de textos. Além disso, não temos banco de imagens e nem utilizamos imagens de sites de buscas (consulte a seção Utilização e Responsabilidade pelos Dados).
Todo o conteúdo enviado é de responsabilidade do Cliente, que assume expressamente no ato da efetivação do pedido o conhecimento destes Termos e Condições. O material produzido será baseado no arquivo aprovado pelo Cliente, que, após enviado para produção, não terá mais possibilidade de alteração. Em nenhuma hipótese a Ingral será responsabilizada por falhas de criação do arquivo, quando tiver sido aprovado pelo Cliente.
Caso nossos profissionais não recebam interação em até 30 dias após a contratação do serviço, o pedido será cancelado conforme a seção Cancelamento destes Termos e Condições, e um e-mail com orientações de como proceder com uma nova compra será encaminhado.
As artes desenvolvidas pela Ingral são armazenadas por 30 (trinta) dias da data de criação. Findo esse prazo, a Ingral poderá fazer a eliminação do arquivo armazenado, sem prévia comunicação.
Durante o prazo de armazenamento, caso o Cliente queira a arte para guarda e/ou uso, deverá solicitar em um dos nossos canais de atendimento. O arquivo final será disponibilizado ao Cliente apenas no formato PDF.
EMBALAGEM
Os produtos são embalados em caixa de papelão, papel kraft natural ou em plástico PVC, a critério da Ingral. Caso o Cliente tenha interesse em embalagem individual e personalizada, deve verificar a disponibilidade e condições com um Consultor.
Os valores apresentados nas cotações não incluem os custos de paletização da mercadoria. Caso seja necessário esse serviço, por favor, entre em contato com nosso departamento comercial para que possamos incluí-lo nos custos de produção.
FRETE
A Ingral pode oferecer como cortesia, a seu exclusivo critério e conforme descrito na página do produto, frete grátis (CIF) para localidades selecionadas. Consulte a página do produto para verificar a disponibilidade na sua região.
Para as demais localidades, o valor do frete será de responsabilidade do Cliente, quando não contratado durante a compra.
Nos casos em que o Cliente optar por selecionar a transportadora durante o processo de orçamento ou compra online, é importante salientar que a Ingral não poderá ser responsabilizada por eventuais atrasos na entrega ou extravio da mercadoria. O Cliente assume a responsabilidade pela escolha da transportadora e os eventuais contratempos associados a essa decisão não sendo de responsabilidade da Ingral.
O protocolo devidamente assinado, a confirmação no site dos Correios, informação do site da transportadora ou recibo no canhoto da nota fiscal servirão como comprovação da entrega do pedido.
FATURAMENTO
A nota fiscal será emitida com os dados cadastrados pelo Cliente (vide seção Cadastro). É de responsabilidade do Cliente informar corretamente e manter atualizado o cadastro e dados de faturamento.
A modalidade de faturamento (produto ou serviço) e o tipo de tributação variam conforme o produto ou serviço selecionado. Consulte o orçamento, a página do produto ou o Consultor para mais informações.
O faturamento será realizado assim que o produto for fabricado e disponibilizado para entrega, ou da forma acordada antecipadamente pelas partes.
GARANTIAS E TOLERÂNCIAS
A garantia dos serviços e produtos se limitará aos vícios de prestação ou fabricação.
Somente atributos de gramatura (peso) serão considerados para especificação e análise de qualidade de papéis, podendo haver variações de rigidez e espessura do substrato ocasionados pela diferença entre lotes de matéria-prima.
Os impressos poderão apresentar variação de intensidade e tonalidade das cores em relação à prova impressa, às reimpressões ou dentro do mesmo lote, bem como em relação a outras mídias e a dispositivos luminosos, como monitores e celulares. Divergências de cores entre dois ou mais pedidos ou entre folhas dentro do mesmo pedido não caracterizarão defeito de impressão. Da mesma forma, poderão haver variação de intensidade e tonalidade de cores nos casos em que houver alterações na alvura (brancura) do papel, ou quando forem utilizados papéis de diferentes tipos, texturas ou com diferentes revestimentos e/ou diferentes métodos de impressão.
Sob demanda, poderá ser disponibilizada 1 (uma) prova impressa produzida em equipamento que simula a impressão, não servindo como referência absoluta para comparativo com a produção final, por não utilizar o mesmo substrato e a mesma tecnologia de impressão. Para produtos que requerem fidelidade de cor, possibilitamos o acompanhamento do cliente no ambiente de produção com prévio agendamento. Verifique as condições destes serviços com seu Consultor.
Erros ortográficos, de formatação, falhas ou divergências em imagens e/ou erros de projeto são de exclusiva responsabilidade do Cliente, quando o conteúdo impresso estiver em conformidade com os arquivos enviados ou aprovados ou quando os arquivos enviados estiverem em desacordo com as informações técnicas de qualidade contidas no Guia Técnico disponível no endereço https://ingral.com.br/novob2c/faq-detalhes/4NPKPKNJ/.html
Os limites de tolerância na impressão, aplicação de verniz, hot stamping, corte e dobra dos formatos acabados é de 3 mm (três milímetros) de variação máxima para a linha de produção gráfica e de 7 mm (sete milímetros) de variação máxima para a linha de produtos em papelão.
As tolerâncias para variações nas medidas de caixas de papelão são da ordem indicada abaixo:- Para papelão ondulado de parede simples (uma onda, duas capas): -2mm/+3mm de comprimento, -2mm/+3mm de largura, +/-2mm de altura.- Para papelão ondulado de parede dupla (duas ondas, três capas): -3mm/+4mm de comprimento, -3mm/+4mm de largura, +/-3mm de altura.
Problemas de impressão, como por exemplo manchas causadas por contato ou friccão, decalque, assim como rachaduras em dobras, não serão considerados defeitos de produção quando não forem solicitados revestimentos de proteção, tais como verniz, laminação, plastificação etc.
Devido a variações normais do processo de produção gráfica, a quantidade final entregue e faturada poderá oscilar entre 10% (dez por cento) para mais ou para menos em relação à quantidade solicitada.
RECLAMAÇÕES
Em caso de receber seu produto não conforme, o Cliente deverá acessar o endereço https://ingral.com.br/novob2c/pagina/0QQIOLNJ/Analise-de-Qualidade.html para registrar sua reclamação e solicitação de análise de qualidade.
Eventual reclamação relacionada à quantidade entregue deverá ser feita no prazo de até 2 dias úteis, contados do recebimento do pedido. Não será aceita reclamação posterior sobre o quantitativo entregue.
O Cliente terá o prazo de 30 (trinta) dias para formalização de reclamação, a partir da data do recebimento do produto. Decorrido este prazo, não será realizado troca, correção ou reembolso.
Para a análise do material, a quantidade defeituosa deve ser superior a 10% do total.
Para que a Ingral faça a análise de eventual defeito é necessário que:- o Cliente anexe no registro uma foto que mostre o eventual defeito, e outra que evidencie a proporção de material supostamente defeituoso em relação ao pedido total; ou- em caso de devolução, todo o material supostamente defeituoso deve estar em sua embalagem original, sem indícios de uso e nas mesmas condições que foram recebidos.
Após aberta a reclamação, a Ingral irá apurar eventuais divergências em relação ao contratado e classificá-la como procedente ou não procedente.
O prazo para análise pela Ingral é de 5 dias úteis, a contar do recebimento do produto, foto ou outra evidência pela Ingral, que permita a identificação do suposto defeito.
Em caso de não conseguirmos todas as informações necessárias para avaliar a ocorrência, faremos contato com o Cliente. Não obtendo retorno, encerraremos a reclamação por falta de informação, não sendo aceita reclamação posterior.
Se, após a análise, ficar constatado que não houve defeito nos processos da Ingral, o material será devolvido ao Cliente, que não terá direito a reembolso ou crédito para compra futura, bem como ficará responsável pelos custos com o transporte.
Quando comprovados vícios ou defeitos de prestação ou fabricação, se reclamados dentro do prazo de 30 (trinta) dias do recebimento dos produtos, a Ingral, a seu exclusivo critério:- garante a reimpressão dos arquivos enviados ou a correção do produto defeituoso, no mesmo prazo da produção original, a contar da devolução do material, ou- disponibiliza um crédito no valor do produto defeituoso, o qual o Cliente poderá escolher entre receber como estorno na mesma forma de pagamento realizado à Ingral ou ficar com o crédito, que deverá obrigatoriamente ser usado no prazo de 6 (seis) meses contados de sua emissão.
Para todos os casos, a devolução total do material defeituoso é obrigatória para que se proceda com a possível reimpressão, correção ou crédito. Os produtos deverão ser devolvidos em sua embalagem original, sem indícios de uso e nas mesmas condições que forem recebidos.
CANCELAMENTO
O cancelamento total ou parcial do pedido ocasiona o faturamento do valor equivalente ao progresso dos serviços já executados, acrescidos custos administrativos.
Em caso de impedimento da conclusão do fornecimento, por responsabilidade do Cliente, serão faturadas as atividades executadas.
DEVOLUÇÃO
Em situações em que o produto recebido não atende a necessidade ou o gosto do Cliente, este pode exercer o direito de arrependimento em até 7 dias corridos contados a partir do recebimento do produto, preenchendo o formulário no endereço https://ingral.com.br/novob2c/pagina/0QQIOLNJ/Analise-de-Qualidade.html.
O direito de arrependimento se aplica somente se todos os critérios a seguir se aplicam:- O produto não contém personalização (arte ou marca do cliente);- O produto a ser devolvido encontra-se na quantidade total do pedido/faturamento;- O produto a ser devolvido encontra-se protegido, na embalagem original, sem marcas de uso ou avarias.
O estorno do valor pago ocorrerá pelo mesmo meio de pagamento utilizado na compra, em até 5 dias úteis após o recebimento do produto devolvido na Ingral, após análise de qualidade de que o produto se encontra na quantidade total e sem avarias e/ou marcas de uso.
AVARIAS E DIVERGÊNCIAS DE TRANSPORTE
No ato da entrega e na presença da transportadora devem ser conferidas as especificações do produto, a quantidade, se o produto está de acordo com o pedido e a descrição da Nota Fiscal que o acompanha. Caso exista qualquer divergência, o produto referente à divergência deve ser recusado no ato da entrega e o motivo deve ser registrado no verso da Nota Fiscal.
Se a divergência foi percebida após o recebimento do produto, será necessário o contato e a comunicação do ocorrido através de nossos canais de atendimento. Questões de avaria que não tenham sido identificadas no momento da entrega devem ser comunicadas em até sete (7) dias a partir da data do recebimento. Para divergências identificadas posteriormente a este prazo, entre em contato através de nossos canais de atendimento para esclarecimento dos possíveis procedimentos.
Para prosseguir com a devolução do produto recebido, as seguintes regras devem ser cumpridas:- O produto deve estar acompanhado da nota fiscal.- O produto não poderá conter nenhum indício de uso não autorizado.- O produto deverá estar acompanhado de etiquetas.- O produto não pode ter sido deslocado para outro endereço.
UTILIZAÇÃO E RESPONSABILIDADES PELOS DADOS
As informações prestadas pelo Cliente, necessárias para a contratação dos serviços, serão utilizadas apenas para os fins de cadastros, legais, tributários e objeto do contrato, de modo que a Ingral se compromete a não utilizá-las para quaisquer outros fins, exceto por determinação judicial.
A segurança da senha do Cliente é fundamental para a proteção das suas informações. A proteção da senha é de inteira responsabilidade do Cliente, pois qualquer um que tenha acesso a ela poderá ler, usar ou alterar seus dados cadastrais.
O Cliente é inteiramente responsável por qualquer atividade que ocorra em sua conta no Site, inclusive compra, com o uso de seus dados. O Cliente também é responsável pelas perdas e danos decorrentes do uso indevido de sua conta.
Para evitar o uso não autorizado de seus dados por terceiros, o Cliente deverá zelar pelo sigilo de seus dados, inclusive não deixando o Site aberto no computador após ter se logado, devendo sempre efetuar "logoff" após o uso.
O Cliente deverá manter o ambiente de seu computador seguro, com uso de ferramentas de segurança de sistema sempre em versão atualizada, tais como antivírus e firewall, entre outras, de modo a contribuir na prevenção de riscos eletrônicos de sua parte.
Dessa forma, a Ingral não se responsabiliza por danos causados por vírus e malwares em decorrência de acesso, utilização ou navegação no Site de forma inadequada pelo Cliente, ou como consequência da transferência de dados, arquivos, imagens, textos ou áudio por meio de tais formas de acesso.
Caso o Cliente tome conhecimento do uso não autorizado de seus dados, ele deverá notificar imediatamente a Ingral, sob pena de responder pelas perdas e danos decorrentes de seu silêncio.
A Ingral tem um ambiente tecnológico seguro. A comunicação entre o computador do Cliente e a Ingral, durante o procedimento de cadastro e/ou alteração de dados cadastrais e senha, utilizam protocolo SSL (Secure Sockets Layer).
Fica a Ingral autorizada a utilizar imagens dos produtos por ela fabricados sem prévia autorização do Cliente, desde que este não expresse objeção a isso.
O Cliente poderá acessar, alterar ou excluir suas informações a qualquer momento através do Site, bem como exercer seus direitos previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A Ingral esclarece que pode ser solicitada (por lei ou de outra maneira, como para prevenir fraude, solucionar disputas ou problemas) a não excluir as informações do Cliente imediatamente, devendo mantê-las por tempo determinado. Neste caso, o Cliente será informado através de e-mail e a exclusão será realizada após a Ingral ter cumprido as respectivas exigências.
O Cliente declara que é o proprietário do arquivo a ser impresso e dos direitos inerentes a ele, e que tem autorização expressa para uso de imagens e textos. A Ingral não se responsabiliza, em hipótese alguma, pela publicação, transmissão, emissão, retransmissão, distribuição e/ou reprodução de obras de terceiros, atuando como mero executor de serviços solicitados por seus Clientes.
Assim, fica advertido o Cliente que é de sua inteira responsabilidade a observância do respeito aos direitos autorais das obras de terceiros, nos estritos termos da Lei 9.618/98, podendo responder juridicamente, nas esferas civil e criminal, caso se descubra que o trabalho solicitado se baseia em obra de autoria alheia e cuja reprodução não tenha sido previamente autorizada.
A Ingral se reserva o direito de não realizar serviços se o arquivo enviado pelo Cliente contiver conteúdo pornográfico, discriminatório, profano, ofensivo, que atente à moral ou aos bons costumes, que a seu critério possam gerar ações indenizatórias ou prejudicar terceiros, ou que constitua crime ou contravenção penal.
A Ingral não se responsabiliza caso o conteúdo (incluindo a arte) enviado pelo Cliente seja ilegal, lese ou infrinja direitos de terceiros, conforme regras do Direito de Imagem e Propriedade Intelectual. O Cliente garante que o produto ou serviço da Ingral não será utilizado para alterar a realidade dos fatos e assim prejudicar terceiros, seja em processos judiciais ou em que âmbito for.
O Cliente se compromete a defender, isentar de responsabilidade ou indenizar a Ingral em caso de violação de direitos de terceiros decorrentes do uso do arquivo que enviar. O Cliente é diretamente responsável pelos dados pessoais que compartilhar com a Ingral no envio de arquivos.
OUTRAS DISPOSIÇÕES
Com o Pedido (vide seção respectiva), tem início este contrato, demonstrando que o Cliente aceita na íntegra as condições estipuladas, que deverão ser observadas e seguidas até a entrega do produto e a finalização da prestação de serviço.
A responsabilidade da Ingral está limitada somente à realização do serviço no prazo, condições e qualidade acordadas. A Ingral não responderá por qualquer outra despesa, direta ou indireta, incluindo perdas e danos, honorários, indenizações, dentre outras.
Os termos do serviço e o relacionamento entre as partes serão regidos e interpretados no idioma português e de acordo com as leis da República Federativa do Brasil, sem consideração a qualquer disposição sobre conflito de leis, ficando eleito o Foro da Comarca de Ibiraçu-ES, com expressa renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir qualquer dúvida, pendência ou litígio oriundo deste.
PROPRIEDADE DE MATRIZ DE PRODUÇÃO E CORTE
A matriz de produção e corte utilizada na prestação de serviços ou na fabricação de produtos, doravante referida como "Matriz", não é de propriedade do Cliente, e permanece sob a posse e controle exclusivo da Ingral.
Matriz é considerada uma ferramenta de trabalho e, como tal, não é transferível, vendável ou passível de alienação pelo Cliente a terceiros sem o consentimento prévio e por escrito da empresa.
GRAMATURA (PESO)
A gramatura do papel corresponde a massa (celulose+cargas+aditivos) que é determinada em uma área expressa em m² (peso em gramas por metro quadrado. Ex: 90 gramas por metro quadrado, 90gr/m²).
Para realização da medição de gramatura é utilizada uma chapa calibrada de 10x10cm e uma balança de precisão. Ao pesar esta amostra, o valor encontrado será o da gramatura correspondente ao papel, necessitando somente a conversão das casas decimais. Já a espessura corresponde à distância entre as duas faces do papel. Esta característica é expressa na unidade µm (Micras).
A Ingral esclarece que trabalhamos com a gramatura (peso) do papel e não consideramos a medição pela espessura.